Mercado imobiliário apresenta altas no último trimestre

A economia brasileira tem dado sinais de recuperação no último trimestre. Uma das grandes provas dessa retomada está no crescimento do mercado imobiliário. Nos últimos três meses as vendas no setor cresceram 16%, chegando a 32.813, se comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Os lançamentos de imóveis cresceram 11,8% e atingiram 30.607 unidades. 

Com o saldo positivo das vendas sobre os lançamentos, o estoque (que considera imóveis na planta, em obras e recém-construídos), baixou 8,7%, chegando ao número de 111.005 unidades.

 

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, atribuiu às Regiões Sudeste e Centro-Oeste p crescimento do mercado imobiliário. No Sudeste, disse ele, a melhora se deve à economia mais pujante do que em outros Estados, especialmente em São Paulo. Já no Centro-Oeste, a economia local é movimentada pelo agronegócio. “O mercado imobiliário continua se recuperando”, afirmou.

 

Os preços dos imóveis apresentaram alta real de cerca de 8%. No acumulado do primeiro semestre de 2019 frente ao mesmo intervalo de 2018, os lançamentos subiram 15,4%, para 46.215 unidades, e as vendas aumentaram 12,1%, para 59.521 unidades.



Fonte: